REUNIÃO DEVOLUTIVA COM MULHERES ENTREVISTADAS NO CEARÁ

A rede criada em 2016 tem como marco inicial o Projeto de Pesquisa Mulheres na Agricultura Urbana e Periurbana (AUP): Alianças Estratégicas na Economia Social e Solidária no Nordeste do Brasil. O projeto é uma iniciativa lançada pela professora Andrea Martinez (Instituto de Estudos Feministas e Gênero, Universidade de Ottawa) em colaboração com a equipe de pesquisadores da Incubadora de Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Pernambuco (Brasil), com suporte financeiro do Social Sciences and Humanities Research Council of Canada (2016-2019). A Rede tem como objetivo desenvolver conhecimento sobre a economia social e solidária (ESS) a partir de uma perspectiva feminista pós-colonial. Em particular, são explorados os resultados, as lições e os desafios das alianças estratégicas entre mulheres ativas em movimentos associativos da agricultura urbana e periurbana (AUP) no Nordeste do Brasil e outros membros da ESS a fim de promover cidadania inclusiva.

Buscar

Encontro da rede plantas medicinais na ufpe

Resultados do Grupo de Trabalho - Empoderamento de Mulheres na Agricultura Urbana e Periurbana





Do dia 12 a 14 de dezembro de 2018, foi realizado o 3 Encontro da Rede Plantas Medicinais, no Centro de Biociências da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, com o tema "Alianças estratégicas para a integração de redes de empreendimentos econômicos solidários (EES)". Em tempo, foi possível promover intercâmbio entre empreendimentos locais que atuam com plantas medicinais e fitoterápicos aos empreendimentos que atuam especificamente com agroecologia e alimentação orgânica. O evento teve como público principal professores-as e estudantes da rede pública estadual de ensino e das universidades, agricultores-as, gestores-as públicos-as, pesquisadores-as, representantes de movimentos sociais, comunidades tradicionais. O evento foi iniciado com formação de grupos de trabalho (GTs), para aprofundamento de temas de pesquisa e proposição de soluções para os problemas priorizados. Dos GTs, destacamos o GT - Empoderamento de Mulheres na Agricultura Urbana e Periurbana, onde foram apresentados os resultados da pesquisa “A construção de uma economia social e solidária através de cooperativas de Mulheres na Agricultura Urbana no Nordeste do Brasil: Dinâmicas do poder e Alianças Estratégicas”. Em seguida foram apresentados alguns tópicos para aprofundamento da pesquisa e proposições para nova alianças estratégicas.



Deste GT, participaram mulheres representantes do movimento negro, estudantil, pesquisadoras  e ativistas feministas. Foram priorizados os seguintes tópicos: aprimoramento dos indicadores para enfrentamento da violência contra a mulher (considerados insuficientes no Brasil), estímulo a realização de debates sobre feminismo e gênero nas escolas, estímulo à divulgação, de modo a permitir maior visibilidade ao trabalho das mulheres na agricultura urbana e periurbana. Dos três problemas priorizados, a universidade surgiu como principal agente para coordenação e articulação das ações junto a outros atores sociais. Um encaminhamento importante do GT foi a elaboração da proposta de um programa quinzenal a ser transmitido pela Rádio Universitária, o programa terá como foco permitir maior visibilidade para o trabalho das mulheres na AUP e difundir o debate da interseccionalidade. No local do evento, houve ainda um espaço para exposição e comercialização com produtos produzidos por mulheres AUP participantes.



O espaço também permitiu um debate sobre novos desafios para associações da economia solidária frente ao novo cenário político do país. Assim, todas as falas convergiram para a necessidade de fortalecer alianças estratégicas entre e com grupos de mulheres na AUP. Algumas falas emblemáticas do momento atual foram citadas por muitas participantes, que representam o sentimento de força e resistência das mulheres na AUP e movimentos sociais: "quando uma mulher supera a violência e a exploração, todas as outras também se tornam capazes de superar", "ninguém solta da mão de ninguém".




0 visualização

Realização

Colaboração

Apoio financeiro

© 2023 por CGI Consultoria.